quarta-feira, 8 de maio de 2013


"Um dia de chuva é tão belo como um dia de sol. Ambos existem; cada um é como é."
                                                                                 Fernando Pessoa
 
 
 
    - Nós não aceitamos este tempo. Queremos sol e não aceitamos que estamos nos Açores e que chove e vai chover.
    - É mesmo...
    - É uma resistência que temos, se aceitássemos não daríamos conta.
    - Eu confesso a minha resistência... nem casaco trouxe...
    - Com este que tenho vai dar ao mesmo... vou ficar encharcado. Mas trouxe guarda-chuva...
    - Preparado, mas perplexo com o tempo. É, realmente, difícil de aceitar. E andamos nisto. Porque sabemos que existe sol, que isto é mais bonito com sol, que agora mesmo está sol noutro sítio. E insistimos. Insistimos em falsos problemas. Sim. Falsos, pois não há bem uma solução. É como dizes: por que raio não aceitamos e pronto?! Se fosse um problema procurava a solução de colocar o sol. Aceito. Não aceito. Resisto. Vejo: é uma limitação e ultrapassa-me! Não há nada que possa fazer para que pare de chover! Olha, é como aquela notícia de há pouco... aquela do acidente na A2... uma fila de quilómetros! O que vais fazer?! Voar?! Não podes! Esperas!
    - Mas podes ligar o rádio...
    - Exacto! Distraíres-te com qualquer coisa e, até mesmo, usufruir, descobrir... sei lá...
    - Sim, ocupar-me, não preocupar-me.
    - Não podemos mudar tudo o que nos incomoda.
    - Podemos adaptar-nos.
    - E contornar. E ser feliz também nos dias de chuva.
    - E esperas pelo sol?
    - Ele vai aparecer... vivemos nos Açores, ele aparece!
     
                                                                                 Ruben Santos

1 comentário:

  1. Muito bom!!! Obrigada por partilhar esta lição de vida! Votos de muitos sucessos!

    ResponderEliminar