quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Procura um Amante!

Procura um Amante!

“Muitas pessoas têm um amante e outras gostariam de o ter. Também há aquelas que não o têm ou as que o tiveram e o perderam…são geralmente estas últimas as que aparecem no consultório a queixarem-se que estão tristes ou que sofrem outros sintomas como insónia, pessimismo, falta de vontade, crises de choro…
Descrevem as suas vidas de forma monótona, sempre com as mesmas rotinas, que trabalham sem prazer somente para receber o ordenado ao final do mês e que não sabem como ocupar o seu tempo livre…enfim sentem-se desesperadas! Acabam mesmo por recorrer a médicos, psiquiatras, psicólogos e, em situações de maior angústia, bruxas e videntes…chegam mesmo a tomar medicação, muitas vezes desajustada à sua sintomatologia, recebendo como prémio de consolação o rótulo de “Depressão”.
Pois bem, o que estas pessoas precisam (e todos nós) é de um Amante! Passo a explicar: um Amante é o que nos apaixona! O que ocupa o nosso pensamento antes de dormir e que, também, às vezes não nos deixa dormir. O Amante é aquele que nos confere sentido e motivação à vida.
 Às vezes encontramos o nosso Amante no nosso companheiro ou noutras pessoas significativas. Também podemos encontrar na literatura, na música, no desporto, na amizade, na comida, no prazer em fazer o nosso hobby…enfim, um Amante é “alguém” ou “algo” que nos põe “a namorar com a vida” e que nos afasta do triste destino de “durar”.
O que significa “Durar”? Durar é ter medo de viver. É viver a vida dos outros, é deixar-se levar pela pressão, é deambular pelos consultórios médicos, é olhar com decepção ao espelho a nova ruga que nos apareceu, é preocupar-nos com o frio, a chuva, a humidade, o calor. “Durar” é adiar a possibilidade de desfrutar o momento no aqui e no agora, angustiando por algo que gostaríamos de ter ou de ser…
Por favor, procura um Amante, sê o Amante e protagonista da tua vida…pensa que o trágico não é morrer, pois a morte tem boa memória e nunca se esquece de nada…
O trágico é não animar-se a viver…sem mais dúvidas procura um Amante!
Para estar contente, activo e sentir-se feliz há que estar noivo com a vida.”
  
Adaptado de Jorge Bucay “Hay que tener un amante”







Sem comentários:

Enviar um comentário