domingo, 6 de abril de 2014

Musicoterapia

Ainda na sequência das II Jornadas de Intervenção Precoce, cativou-nos a abordagem efetuada à musicoterapia.



 
A musicoterapia é a terapia que faz uso da música, ou de parte dos seus componentes: da melodia, do som, do ritmo e da harmonia, com o objetivo de promover uma mudança positiva no estado emocional, físico, comportamental e cognitivo através das respostas ativadas pela música.
Possivelmente a "terapia mais usada inconscientemente por todos nós", o seu uso entre nós é ainda relativamente recente.
A musicoterapia procura facilitar e promover a comunicação, o relacionamento, a aprendizagem, a mobilização, a expressão, a organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, a fim de atender às necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas. Procura ainda desenvolver  potenciais e/ou restaurar funções do indivíduo para que este alcance uma melhor qualidade de vida, através de prevenção, reabilitação ou tratamento.
A musicoterapia pode ser utilizada em vários casos, como sejam: pessoas com dificuldades motoras, autistas, pacientes com deficiência mental, paralisia cerebral, dificuldades emocionais, pacientes psiquiátricos, gestantes e idosos. Os tratamentos com a musicoterapia abrangem a improvisação musical, a audição, a composição, a discussão, a imaginação, a interpretação e a aprendizagem através da música. O paciente não precisa de qualquer formação musical para poder beneficiar do tratamento, não existindo um estilo particular de música mais terapêutico que outro.
O trabalho musicoterápico pode ser desenvolvido dentro de equipas de saúde multidisciplinares, em conjunto com médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e educadores.Também pode ser um processo autónomo realizado num consultório ou clínica multidisciplinar com aparelhos especializados.

Elisabete Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário